A empresa terminou o ano com 300 unidades produzidas e vários avanços programados para 2004 e 2005.
Além de investimentos iniciais de R$ 5 milhões - R$ 5 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) -, a Fabus vai aplicar mais R$ 11 milhões, parte financiada, para ampliar a produção de 6 carrocerias diárias para seis unidades neste meis de 2011. Tais recursos também cobrem a instalação de uma linha produtora de peças de fibra de vidro.
A Fabus, batendo mais uma vez os recordes de velocidade de desenvolvimento, está lançando agora a carroceria Topia para aplicação urbana. O modelo tem comprimento que começa a partir de 9 m podendo chegar a 15 m ou ainda a 18,15 m nos articulados. E seguindo as novas tendências do mercado, o Topia apresenta design arredondado nas extremidades.
A carroceria, em aço galvanizado, foi projetada para montagem em todos os modelos de chassis e, segundo a Fabus, é 300 kg mais leve em relação aos produtos existentes.
Com o Topia a Fabus entra no maior e mais competitivo segmento de carrocerias do mercado, o urbano. E aumenta seus modelos para três: os outros dois, o Iron e o Granbus, nasceram com a fábrica. O passo previsto ainda para 2011 é o lançamento do Topia para uso intermunicipal. E, para 2012 está prevista a entrada da Fabus no segmento de carrocerias rodoviárias.
A ampliação de produtos reforçará o portfolio e o porte da empresa, que sai de uma receita de R$ 12,5 milhões em 2010 para R$ 40 milhões previstos neste ano e R$ 50 milhões estimados para 2012.
A montagem de carrocerias cria apreciável número de empregos.
A Fabus está instalada em Campinas-SP, onde trabalham hoje 300 funcionários, com previsão de 600 até fins de 2011. Além dos empregos diretos, há os indiretos utilizados na cadeia terceirizada na região.
Como de resto as demais encarroçadoras de ônibus, a Fabus também tem foco ambicioso na exportação. Em 2011 as previsões indicam que deverá estar direcionando 250 unidades -31% de sua produção - para o mercado externo.
O Topia chega para inaugurar a atividade da Fabus no concorrido mercado de ônibus urbano e promete ser referência no que diz respeito à qualidade de projeto. O Fabus é um ônibus inteiramente novo, por dentro e por fora, o resultado de uma soma de esforços em pesquisa entre os clientes e usuários. Foi projetado para atender a um nível de exigência cada vez maior, como é o caso do peso final da carroceria - mais leve do que a concorrência - graças ao projeto estrutural. Isso resulta em economia de combustível e também em maior vida útil dos pneus, principais demandas identificadas entre clientes que operam grandes frotas.
Um projeto concebido de dentro para fora é a definição da Fabus para o Topia, que se destaca por possuir a maior largura interna em um ônibus urbano fabricado no Brasil, segundo a empresa. Isso se traduz em melhor distribuição de layout e conforto para passageiros. Durante o projeto foram avaliados todos os pontos críticos de manutenção, visibilidade e segurança. Os acabamentos internos foram o concebidos para não "agredir" os passageiros e não causar trepidações e ruídos em condições severas de uso.
A Fabus informa que a iluminação interna é aplicada em todo comprimento do salão com total aproveitamento e atende às normas cada vez mais exigentes.
O posto do motorista foi projetado de forma que todos os comandos estejam mais próximos do seu campo de visão para que diminua os desvios de olhar e movimentos causados pela quantidade de operações simultâneas a que o condutor é submetido na sua jornada de trabalho.
A grande novidade no Topia é o seu pára-brisa, com formato assimétrico, ("inédito" num ônibus no Brasil). O novo formato permite maior visualização da calçada. E o fato de o pára-brisa estar mais alto em relação ao solo minimiza a área de impacto de pedras.
Outro elemento importante no Topia é o conjunto de faróis que mereceu especial atenção nos aspectos de acesso à manutenção, regulagem e facilidade para limpeza, mesmo quando executada por máquinas automáticas.
para compra este modelo add o msn
* atendimentoestrela@hotmail.com
* estrela.arturvelter@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário